Ballet Juliana Stagliorio

Alongamento e Estabilização

Formacão em Ballet Clássico

Somos uma Escola de Formação em Ballet Clássico, sendo assim, temos uma programação extensa para cumprir. Para isso, é necessário muito esforço e dedicação dos alunos e seus responsáveis.

É especialmente durante a infância que o corpo é mais flexível, mais receptivo ao treinamento físico necessário à aquisição da técnica. Ao mesmo tempo, adolescentes que fazem um curso intensivo podem estar aptos a entender mais rapidamente o conhecimento dado nos primeiros anos, mesmo que não alcancem os resultados daqueles que iniciaram na infância.

O aperfeiçoamento técnico não acontece pela aceleração do curso ou condensação dos conteúdos, mas pela estrutura metodológica do programa de ensino e sua adequação ao desenvolvimento físico/mental dos alunos. Cada ano, ou período, deve estar ligado ao que o antecede e ao próximo. Não se deve considerar uma parte do programa mais importante do que outra: cada período de estudo é igualmente difícil e a habilidade dos alunos dependerá da soma de conhecimentos adquiridos. Assim, um curso regular de ballet, estabelece que: do 1° ao 3° ano são fixados os fundamentos da dança clássica; do 4° ao 6° os alunos aprendem movimentos de maior dificuldade, baseando-se nos princípios ensinados nos anos anteriores; nos últimos anos, 7° e 8°, a parte mais complexa do programa e o aperfeiçoamento de tudo que já foi ensinado.

Durante a aula, o professor irá demonstrar toda sua capacidade de expressão e comunicação. Além de transmitir os conteúdos, estará criando laços afetivos entre ele e a turma – essenciais à fluência da comunicação – e servindo de modelo para os alunos. Ao entrar na sala de aula o professor deverá encontrar o aluno, de pé, em seu lugar na barra. Tal procedimento não é apenas uma formalidade, mas o modo apropriado de aproximar o aluno do trabalho que será iniciado, ou seja, direcionar sua atenção para dentro da sala de aula. Especialmente nos níveis elementares, se o aluno, após a entrada do professor continua distraído, conversando e toma seu lugar na barra com relutância, certamente não está preparado para o trabalho que irá começar. Um bom comportamento no começo de uma aula é importante para o sucesso futuro do aluno e deve ser mantido até o fim da aula.

Nos ballets acadêmicos o corpo de baile se apresenta com o mesmo figurino; não há destaques, nada deve sobressair ou saltar aos olhos de quem assiste, a não ser os movimentos. Do mesmo modo, na sala de aula, o professor não ter sua visão ofuscada por excesso de roupas e adereços, o que dificulta a detecção de posições erradas, pés mal trabalhados, e descompassos musicais.

Endereço

Rua Dr. Boureau, 100/102,
Costa Azul, Salvador/BA

Telefones

(71) 3492-7049
(71) 98128-0340

Social